A linha que liga Itapeva a Ponta Grossa, na estação de Uvaranas, foi aberta em 1975 como parte do Tronco Principal Sul. O trecho no Estado de São Paulo, de Itapeva a Pinhalzinho, era administrado pela Fepasa e o resto até Uvaranas, no Paraná, pela RFFSA. Hoje é tudo concessão da ALL. Essa variante na prática "matou" a antiga linha entre Itapeva, Itararé e Jaguariaíva, parte da Sorocabana e parte da RVPSC, que era, principalmente no trecho paranaense, considerado o pior trecho ferroviário do Brasil pelo excesso de curvas. Essa antiga linha foi desativada nos anos 1990 e os trilhos todos retirados.
O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
Informações Gerais
EF-116
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
São Paulo
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1975 (na condição atual) - Presente
Operadora:
RFFSA - 1975 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2003
Interconexão Ferroviária:
Ramal de Itararé (EFS)
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
km (- mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)