A T E N Ç Ã O
Todas as informações aqui presentes, foram obtidas a partir de diversas pesquisas, entretanto, o mesmo está em atualização constante com informações e imagens obtidas ao longo dos últimos anos.
R. V. P. S. C.
A Rede de Viação Paraná-Santa Catarina foi uma autarquia federal instituída oficialmente em 1942 pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto-Lei nº 4.746 de 25 de setembro, cuja era "destinada à exploração de transportes ferroviários e rodoviários e ao exercício de atividades industriais e comerciais conexas", segundo Art. 1º do decreto supracitado.
Considerando que as ferrovias nos estados do Paraná e Santa Catarina vinham operando em condições precárias, especialmente àquelas que haviam sido administradas pela Brazil Railway Co., o Governo Federal através do Decreto-Lei nº 4.746 de 25 de setembro encampou as mesmas, instituindo oficialmente a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina com personalidade jurídica própria de natureza autárquica.
Assim a RVPSC nasceu da fusão das seguintes ferrovias:
Estrada de Ferro Paraná, trechos: Paranaguá-Curitiba (1885), Morretes-Antonina (1892), Curitiba-Ponta Grossa (1894), Ramal de Rio Negro (1895), Serrinha-Mafra (1902).
Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande, trechos:
Linha tronco: Ponta Grossa-Rebouças (1900), Ponta Grossa-Joaquim Murtinho (1900), Rebouças-Porto União (1904), Joaquim Murtinho-Jaguariaíva (1905), Jaguariaíva-Itararé (1908), Porto União-Marcelino Ramos (1910);
Ramal de São Francisco: Corupá-São Francisco do Sul (1910), Corupá-Mafra (1913), Mafra-Porto União (1917);
Ramal do Paranapanema: Jaguariaíva-Wenceslau Braz (1918), Wenceslau Braz-Jacarezinho (1930), Jacarezinho-Marques dos Reis (1937);
Ramal Barra Bonita-Rio do Peixe: Wenceslau Braz-Ibaiti (1925), Ibaiti-Lysimaco Costa (1948).
Estrada de Ferro Norte do Paraná, trecho: Curitiba-Rio Branco do Sul (1909).
No ano de 1944 a SPP foi incorporada à Rede Viação Paraná-Santa Catarina através do Decreto-Lei nº 6.412 de 10 de abril:
Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, trechos: Ourinhos-Cambará (1924/25), Cambará-Cornélio Procópio (1930), Cornélio Procópio-Jataizinho (1932), Jataizinho-Londrina (1935), Londrina-Apucarana (1942).
Fonte: Rede de Viação Paraná-Santa Catarina - Wikipedia.
V E J A T A M B É M
O ESTADO DE S. PAULO - 06 de Setembro de 1927.
Notícias chegadas à esta capital informam que, na madrugada de hoje, um trem da estrada de ferro S. Paulo-Rio Grande, ramal de S. Francisco, que seguia para Porto União foi atacado por um grupo de cerca de 40 bandoleiros, chefiados por Fabrício Vieira.
Segundo tais notícias os assaltantes, após o saque, atearam fogo em dois carros e arrancaram os trilhos e dormentes, retrocedendo, então, para a estação de Canoinhas, onde chegaram de madrugada, ali saqueando casas de colonos, e levando os aparelhos telegraphicos [sic.].
Alguns passageiros que haviam sido aprisionados conseguiram fugir, achando-se na Vila de Ouro Verde.
As autoridades policiais do Estado logo que tiveram comunicação do ocorrido, tomaram todas as providências necessárias para prender os bandoleiros.