A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande em 1906, ligando o Porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá) e até Três Barras, em 1913. No ano de 1917 atinge Porto União da Vitória as margens do Rio Iguaçu, onde mais tarde se entroncaria com a antiga Linha Itararé - Uruguai. De Porto União da Vitória em diante, a ferrovia deveria continuar até atingir Foz do Iguaçu, mas este último trecho jamais foi construído.
Em 1913, o Ramal de Rio Negro da antiga Estrada de Ferro Paraná foi prolongado até Mafra para atingir a Linha do São Francisco. Em 1975, o Ramal de Rio Negro foi prolongado e se tornou o Tronco Principal Sul, que hoje é por onde chegam as cargas que seguem para o porto de São Francisco do Sul.
Operação
A linha foi incorporada pela RVPSC e depois passou ao controle federal da RFFSA em 1957. Em 1997, foi incorporada na concessão da Malha Sul, vencida pela FSA - Ferrovia Sul Atlântico, que em 1999 tornou-se a América Latina Logística (ALL). Em abril de 2015, a ALL foi incorporada pela Rumo Logística.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária Rumo Logística em direção ao porto.
Informações Gerais
EF-485
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Santa Catarina
Tempo de Operação:
1906 - Presente
Operadora:
EF SP-RG - 1906 - 1942
RVPSC - 1942 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2015
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Ramal de Rio Negro
Tronco Principal Sul
Itararé-Uruguai
Portos Atendidos:
Porto de São Francisco do Sul
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
516 km (321 mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)
Extensão do Ramal de São Francisco