A estacão servia ate por volta de 1982 como parada do trem de passageiros.
Apos a entrada das operações da FSA Ferrovia Sul Atlântico, houveram grandes investimentos em via permanente, tendo praticamente todos os trilhos e dormentes trocados, ate em 1999, quando apos a empresa começar a operar a malha argentina, se tornou a ALL-America Latina Logística, quando a empresa tirou de operação a continuação do trecho, este entre Santiago e Sao Borja apenas, oque reduziu a movimentação de trens passando por Mata, Jaguari, Santiago, etc. se mantendo assim ate meados de 2003. em 2003, mais uma parte do "Y" dos ramais (Y por causa dos 2 ramais fazerem o formato de um Y em direção ao oeste, noroeste e região central do estado) ser desativada, sendo esta entre Sao Luiz Gonzaga e Santo Ângelo. Nessa época a ALL acabou desativando alguns pátios da linha, arrancando as desviadas de NVC e reduzindo drasticamente o patio de NST, pelo qual das suas quase 9 linhas e um desvio com mais de 1 quilometro de extensão, restaram apenas um triangulo de reversão, e uma desviada de 305 metros; sendo esta uma jogada para aproveitar os trilhos em outros trechos em que o trafego continuava crescendo, enquanto ali, por conta dos vários contratos que a empresa quebrou com as cerealistas dos trechos, o movimento só caia.
Por volta de 2008 o patio da estacão de NMT também foi vitima, teve seu desvio de aprox. 700 mts arrancado de ponta a ponta, mas no mesmo ano a desviada de NVC fora reinstalada.
O trecho continuou com seu baixo movimento, com trens "dia-sim-dia-não" com no máximo uma locomotiva e 10 vagões ate meados de 2012, quando a ALL quebrou contrato com outras firmas que ainda carregavam vagões, assim, desativando o trecho. nessa época, apenas passaram alguns trens de lastro e autos de linha, ate o inicio de 2013, quando o trafego foi restabelecido. No mesmo ano, o patio de NMT foi montado novamente, mas agora com sua desviada de apenas 170 metros de comprimento. nessa época a linha teve seu trafego realmente incrementado, passando trens com ate 30 vagões, e raras as vezes, algum cruzamento voltava a acontecer, seguindo assim ate o inicio de 2016.
O fatídico ano de 2016, em que apos alguns meses desde a ALL se Tornar a RUMO logistica S.A, os trens pararam de circular, e apenas um auto de linha fazia a ronda do trecho mensalmente, ate que na metade do mesmo ano, uma enchente fez estragos a alguns aterros do trecho, assim desativando oficialmente o ramal, algumas semanas depois da enchente, o inicio da linha em NDA ficou tomado de vagões abandonados, que perduram la ate os dias de hoje.
Felizmente, com a renovação da Malha Sul, prevista para 2022, a RUMO já sinalizou que fara a recuperação do trecho de Dilermando de Aguiar ate Santiago, e de Santiago ate São Luiz Gonzaga, mas os trechos de santiago a são Borja e são Luiz Gonzaga a Santo Ângelo serão possivelmente devolvidos, oque talvez faça com que nunca mais circule trens nos mesmos.