O ramal de Santo Ângelo foi construído pelo Batalhão Ferroviário, e, embora aprovado desde 1895, somente em 1911 foi entregue seu primeiro trecho ligando Cruz Alta, na linha Marcelino Ramos-Santa Maria a Ijuí. Em 1915 chegou a Catuípe, depois a Santo Ângelo (1921), a Giruá (1928) e somente em 1940 atingiu sua extensão máxima, em Santa Rosa. Era chamado de "Ramal de Ouro" por causa da grande quantidade de mercadorias que transportava. Trens de passageiros trafegaram pelo ramal certamente até os anos 1980, e o ramal hoje (2010) está concessionado à ALL.
Informações Gerais
EF-493
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1911 - Presente
Operadora:
CACFB - 1911 - 1920
VFRGS - 1920 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2003
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Linha Marcelino Ramos - Santa Maria
Ramal de Santiago
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
km ( mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)