A E. F. do Riacho foi aberta em 1899 para o transporte de cubos entre o bairro do Riacho e do Asseio. Estes cubos eram feitos a partir de matéria excrementosa que deveria ser prensada e despejada no trapiche da Ponta do Mello. A partir de 1900, a ferrovia passou a transportar também passageiros, bagagens e mercadorias. A tração era animal, passando para trens a vapor aparentemente nos anos 1910. Em 1912, a linha foi estendida até a praia de Pedra Redonda. Em 1924, levou-se a linha até o cais do porto para transportar pedras para as obras desse cais. Em 1926, foi aberto também um ramal para Vila Nova. Em seguida, em 1927, a linha foi levada até a recém-inaugurada estação de Ildefonso Pinto, que também se ligava com a estação central de Porto Alegre e de onde também saíam trens da VFRGS para o interior do Estado. Os guias de horários ainda acusam trens entre as estações de Riacho e de Pedra Redonda, passando por Tristeza, em 1932, mas já não os acusam em 1938. Attila do Amaral afirma que a linha passou para a administração da VFRGS em 1938 e que nessa época a extensão total de suas linhas era de 13,770 km. Também diz que essa linha foi erradicada somente em 1966.
Informações Gerais
Área de Operação:
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1900 - 1966
Operadora:
EFR - 1900 - 1938
VFRGS - 1938 - 1957
RFFSA - 1957 - 1966
Interconexão Ferroviária:
Linha Porto Alegre - Uruguiana
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
20 km (12,42 mi)
BITOLA:
600 mm (estreita)