A linha de Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada pela The Brazil Great Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho de Uruguaiana a Barra do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui. Somente em 1913 alcançou São Borja. Era uma ferrovia construída mais por motivos estratégicos - acompanhava a fronteira com a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos. Em 1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em 1933 à VFRGS. Em 1965, o trecho mais antigo foi suprimido, e o trecho restante foi suprimido em 1974 entre Uruguaiana e Itaqui. A linha Itaqui-São Borja, justamente a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não esteja sendo utilizada.
Informações Gerais
EF-
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1924 - Presente
Operadora:
TBGSR - 1887 - 1924
IFEF - 1924 - 1933
VFRGS - 1933 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2003
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Linha Santiago - Santo Ângelo
Linha Porto Alegre - Uruguaiana
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
km ( mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)