A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
Informações Gerais
EF-290
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1874 - Presente
Operadora:
TPANHR - 1874 - 1905
CACFB - 1905 - 1920
VFRGS - 1920 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2003
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
EF do Riacho
Tronco Principal Sul
Ramal de Santa Cruz do Sul
Linha Marcelino Ramos - Santa Maria
Ramal de São Borja
Linha Cacequi - Rio Grande
Ramal de Santana do Livramento
Ramal de Quaraí
Linha Barra do Quaraim - São Borja
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
889,707 km (552,838 mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)