A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
Informações Gerais
EF-
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1874 - Presente
Operadora:
TPANHBR - 1874 - 1905
CACFB - 1905 - 1920
VFRGS - 1920 - 1957
RFFSA - 1957 - 1985
Trensurb - 1985 - Presente
Interconexão Ferroviária:
EF do Riacho
Linha Porto Alegre - Uruguaiana
Variante Diretor Pestana - Barreto
Linha de Canela
Linha Barreto - Montenegro
Tronco Principal Sul
Ramal de Bento Gonçalves
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
km ( mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)