A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
Informações Gerais
EF-153
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1894 - 2013
Operadora:
CCFSOB - 1894 - 1907
CACFB - 1907 - 1920
VFRGS - 1920 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2013
Interconexão Ferroviária:
Linha Itararé - Uruguai (RVPSC)
Ramal de Quatro Irmãos
Linha Passo Fundo-Roca Salles
Ramal de Santo Ângelo
Linha Porto Alegre - Uruguaiana
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
km ( mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)