A linha de Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos) e Novo Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em 1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região. A demora deveu-se à dificuldade de construção do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967, já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela.
Informações Gerais
EF-
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Rio Grande do Sul
Tempo de Operação:
1876 - 1966
Operadora:
TPANHBR - 1877 - 1905
JC&I - 1903 - 1905
CACFB - 1905 - 1920
VFRGS - 1920 - 1957
RFFSA - 1957 - 1985
Trensurb - 1985 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Linha Porto Alegre - Caxias
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
km ( mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)