A Rede de Viação Paraná-Santa Catarina adquiriu dez locomotivas elétricas para servirem ao trecho Curitiba-Paranaguá. Era o ínicio de um ambicioso projeto de eletrificação. Elas eram idênticas às fornecidas à Rede Mineira de Viação, dispondo de potência de 900 HP contínuos (ou 1071 HP unihorários) e fornecidas pela firma inglesa Metropolitan-Vickers. Essas máquinas chegaram ao Brasil entre o final de 1952 e o início de 1953.
Obs.:
1 - Não possui confirmação da correlação entre a númeração das locomotivas da RVPSC com as da RMV, portanto a nº2000 da RVPSC pode não corresponder a nº914 na RMV.
2 - Das cinco locomotivas transferidas em 1982 para a RFFSA-VFFLB somente existe evidência (fotográfica) das locomotivas nº 901 e 903. Entretanto relatos indicam que foi transferida pelo menos uma locomotiva ex-RVPSC. Essas maquinas foram sucateadas por volta de 1988.
Das Metropolitan-Vickers que permaneceram na SR-2 (Belo Horizonte), apenas duas sobreviveram: a nº 902, enviada para Curitiba-PR, posteriormente Paranaguá-PR, hoje encontra-se aguardando restaúro sobre a responsabilidade da ABPR-PR, e a nº 918, preservada na rotunda de São João del-Rei. Ironicamente as “sobreviventes foram trocadas, pois a nº 902 que era originária da RMV foi para o Paraná e a nº 918 que era originária da RVPSC ficou em Minas Gerais.
Fontes:
Gorni, Antonio Augusto. A ELETRIFICAÇÃO NAS FERROVIAS BRASILEIRAS (em Português). São Vicente-SP: [s.n.], 2009. 368 p.
Carvalho, Jonas Augusto Martins de. As elétricas da RMV (em Português). São João Del-Rei-MG: [s.n.], 1 de maio de 2011.