Texto em reforma
Em 1961 a RVPSC adquiriu 25 (vinte e cinco) locomotivas de manobra e serviço do tipo GE U5B, essa compra se deu através da RFFSA que estava em processo de consolidação, sendo XX (XXXXXX) as locomotivas compradas distribuídas entre as ferrovias XXXXX.
São locomotivas com potencia total de 600HP, similares as Cooper-Bressemer, com peso total de aproximadamente 50 toneladas (12,5 ton/eixo) adequado ao uso em pátios e linhas de baixa capacidade.
Quando da concessão das linhas da RFFSA (SR5/SR6) foram transferidas ao concessionário (Ferrovia Sul-Atlântico, hoje ALL) 12 locomotivas, algumas não se encontravam operacionais.
Especificações:
Motor primário: V8 D379 Caterpillar com supercompressor
Velocidade mínima: 20km/h
Velocidade máxima: 64km/h
Esforço de tração continuo: 9.200 Kgf
Peso bruto: 49,9 ton
Potencia disponível pra tração: 540 cv
Truque: B
Raio mínimo de inscrição em curvas: 23m