Em construção
Foram adquiridas em 1958, 20 (vinte) locomotivas GE U12B, similares as que a EFS havia comprado no ano anterior. A EFL também recebeu locomotivas deste modelo, assim como U12C.
São locomotivas com potencia total de 1310HP, similares as EMD G12, com peso total de aproximadamente 50 toneladas (12,5 ton/eixo) adequado ao uso em linhas de baixa capacidade.
Com a consolidação da RFFSA, essas locomotivas foram transferidas para a NOB e EFL, sendo incorporada a frota destas ferrovias.
Quando da concessão das linhas da RFFSA (SR???) foram transferidas a Novoeste 12 (doze) locomotivas, algumas não se encontravam operacionais. Já as locomotivas anteriormente operadas pela SR???, quatro unidades passaram a incorporar a frota da Ferrovia Centro-Atlântico, atualmente as locomotivas remanescentes estão operando na Bahia (ex-SR???). A FCA também recebeu U12B ex-Fepasa, quando da incorporação de linhas da Ferroban.
Das vinte locomotivas originalmente RVPSC, ainda encontra-se em operação na FCA a n°2310 (ex-69) e na ALL a nº 2321 (ex-60), nº 2327 (ex-66) e a nº 2328 (ex-67). Destas a nº 2327 teve seu nariz curto rebaixado, podendo ser nomeada como U12BM.
Muitas locomotivas foram baixadas pela Novoeste/ALL (2317, 2318 e 2324) ou constam como não operacionais (2319, 2320 e 2325) devido ao estado de degradação do equipamento.
Fontes:
Buzelin, José Emílio de Castro H; Setti, João Bosco, Ferrovia Centro-Atlântica - Uma Ferrovia e suas raízes - Rio de Janeiro: Memória do Trem, 2001.
Especificações:
Motor primário: Cooper Bessemer FVBL-8-T V8 turbo alimentado
Velocidade mínima: 17km/h
Velocidade máxima: 90km/h
Esforço de tração continuo: 7025 Kgf
Peso bruto: 71 ton
Potencia disponível pra tração: 1215cv
Truque: B
Raio mínimo de inscrição em curvas: 41 m