Em construção
Em 195XX aproveitando-se de pedido de compra feito pela EFCB a RVPSC comprou dois modelos diferentes de locomotivas (GE 244 e AS616E), visando ampliar seu processo de dieselização das linhas, iniciado com a compra das locomotivas Cooper-Bressemer. Provavelmente devido as limitações financeiras somente foram compradas cinco unidades de cada modelo.
A locomotiva GE 244, também conhecida como hibrida, 110Ton (referencia ao peso em toneladas curtas) ou ainda ALCO/GE, nunca recebeu nomeação oficial pela GE, trata-se de uma locomotiva C+C, com motor ALCO (244), assim como parte mecânica. Locomotivas similares foram vendidas pela GE para a Colômbia e Honduras???.
Construída em um período histórico onde a GE iniciava a construção de locomotiva diesel-elétricas, anteriormente foi fornecedora exclusiva da ALCO da parte elétrica, visando principalmente o mercado externo, visualmente a locomotiva não lembra outros modelos GE, que vieram posteriormente com a chegada da serie Universal (U6B, U9B e U18C), destinada a linhas com baixa capacidade de suporte e ferrovias em inicio do processo de dieselização onde eram fornecidas locomotivas padronizadas.
Com peso inadequado ao perfil das linhas que ligavam Curitiba com o norte do estado, foram em 196X, substituídas pela RFFSA, e mandadas para MG, onde trabalharam durante muitas décadas. Das cinqüenta??? Locomotivas inicialmente compradas pelo menos duas ainda estão em operação (GE e Suprema), entretanto todas as locomotivas originalmente RVPSC foram sucateadas e baixadas.
Especificações:
Motor primário: SME V8 serie 244
Velocidade mínima: indefinida
Velocidade máxima: 96km/h
Esforço de tração continuo: 20.140 kgf
Peso bruto: 97 ton
Potencia disponível pra tração: 1600cv
Truque: C
Raio mínimo de inscrição em curvas: 70 m