Texto em reforma
Em 1961 a RVPSC adquiriu 25 (vinte e cinco) locomotivas de manobra e serviço do tipo EMD GL8, essa compra se deu através da RFFSA que estava em processo de consolidação, sendo XX (XXXXXX) as locomotivas compradas distribuídas entre as ferrovias XXXXX.
São locomotivas com potencia total de 950HP, com peso total de 62 toneladas (15,5 ton/eixo) adequado ao uso em pátios e linhas de menor capacidade.
Quando da concessão das linhas da RFFSA (SR5/SR6) foram transferidas ao concessionário (Ferrovia Sul-Atlântico, hoje ALL) 24 locomotivas, algumas não se encontravam operacionais. Parte destas locomotivas eram originalmente VFRGS, 3 delas foram adaptadas com truque tipo A-1-A, ate meados dos anos 90 onde receberam novamente os truques B-B.
Especificações:
Motor primário: GM 8-567C
Velocidade mínima 18km/h
Esforço de tração : 9.745 kgf
Peso bruto: 62t
Potencia disponível pra tração: 875HP
Truque: tipo B com motores de tração D29 (originalmente, atualmente a maioria já opera com D31)
Raio mínimo de inscrição em curvas: 59 metros.