Texto em reforma
Em 1961 a RVPSC adquiriu 25 (vinte e cinco) locomotivas de serviço do tipo GE G12, essa compra se deu através da RFFSA que estava em processo de consolidação, sendo XX (XXXXXX) as locomotivas compradas distribuídas entre as ferrovias XXXXX.
São locomotivas com potencia total de 1415HP, com peso total de aproximadamente 73 toneladas (18,2 ton/eixo), sendo muito utilizada no processo de dieselização das linhas da RVPSC, tornando-se a principal locomotiva, depois do envio da GE U12B para a EFL-RFFSA, até a chegada da MACOSA G22U, na década de 70.
Quando da concessão das linhas da RFFSA (SR5/SR6) foram transferidas ao concessionário (Ferrovia Sul-Atlântico, posteriormente ALL e atualmente Rumo) 61 locomotivas, algumas não se encontravam operacionais. Parte destas locomotivas eram originalmente VFRGS, algumas com truque tipo A-1-A.
Especificações:
Motor primário: GM 12-567C
Velocidade mínima 18km/h
Esforço de tração continuo: 15.180kgf
Peso bruto: 73t
Potencia disponível pra tração: 1.310HP
Truque: tipo B com motores de tração D29 (originalmente, atualmente a maioria já opera com D31)
Raio mínimo de inscrição em curvas: 59 metros.