A variante Pinhais-Engenheiro Bley foi aberta em 1976 para substituir a antiga linha que ligava Curitiba a Engenheiro Bley. A nova variante saía do posto do Quilômetro 103, na Curitiba-Paranaguá, seis quilômetros antes da estação de Curitiba-nova e seguia pelo sul da cidade de Curitiba até Araucária. A partir daí, a variante corre muito próxima ao leito da antiga linha até Engenheiro Bley. Nesta estação, como antes, a linha se bifurca, seguindo para o sul para Rio Negro e para noroeste, para Ponta Grossa, em Uvaranas.
Informações Gerais
EF-277
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Paraná
Tempo de Operação:
1976 - Presente
Operadora:
RFFSA - 1976 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2015
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
- km (- mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)