No ano de 1890, mais precisamente no dia 3 de fevereiro, o Governo do Estado do Paraná empunha o decreto Nº35 que autorizava a concessão da construção e funcionamento da linha que ligaria Curitiba até Votuverava (atualmente Rio Branco do Sul) com um ramal para Vila Assunguy (atualmente Serro Azul) com o objetivo de escoar riquezas naturais e minerais da região para a capital. Existia um plano de ligar a Estrada de Ferro Norte do Paraná com a EF SP-RG em Jaguariaíva encurtando assim o trajeto para São Paulo.
Apenas em 1906 com a concessão cedida a Gaston de Cerjat um engenheiro morador de Curitiba e ex-diretor da Compagnie General de Chemins de Fer Bréziliéns empresa de origem francesa e capital franco-belga que administrava algumas ferrovias no nordeste brasileiro. A empresa no entando foi incorporada em 1904 ao governo federal como patrimônio nacional. Com o fim da empresa no qual Gaston era diretor, o engenheiro empregou-se na EF SP-RG no qual ficou responsável pela construção da EF Norte do Paraná obtendo concessão em 28/07/1906 e obras iniciadas em 19/12/1906
Em fevereiro de 1909 a ferrovia já se encontrava com 43,397 metros de extensão, partindo do pátio do KM108 da EF Curitiba x Paranaguá atingindo já a estação de Rio Branco do Sul. No final das contas devido a 1º Guerra Mundial e a crise, a ferrovia nunca passou da estação de Rio Branco, possuindo apenas 7 estações e 2 locomotivas, deixando assim o objetivo de ligar com o norte do paraná e o ramal de serro azul de lado.
Em 1942 assim como as outras ferrovias no Estado, foi encampada pela Rede Viação Paraná Santa Catarina, sendo considerada um "Ramal" e sendo comumente chamada de Ramal Rio Branco do Sul. Linha no qual era transportado cimento, calcário, gado, lenha e eventualmente carvão para o funcionamento da fábrica de cimento. Trens de Subúrbios também tinham seu espaço na ferrovia, normalmente trens mistos que transportavam os funcionários da fábrica de cimento.
Tendo o serviço de subúrbio finalizado em 12 de janeiro de 1991, atualmente o Ramal pertencente a concessionária Rumo Logística funciona somente para o transporte de Cimento Votorantin e Calcário da empresa Terra Rica no qual possui um desvio em Almirante Tamandaré (LTD) para carregamento. Cortando a cidade que cresceu em torno dos beiços da linha, a ferrovia possui diversos planos de desativação e construção de variante contornando Curitiba.
Informações Gerais
EF-485
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Paraná
Tempo de Operação:
1909 - Presente
Operadora:
EFNP - 1909 - 1942
RVPSC - 1942 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2015
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Itararé - Uruguai
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
42,835 km (26,616 mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)