O ramal de Rio Negro foi construído pela E. F. Paraná entre 1891 e 1894, para ligar a linha Curitiba-PontaGrossa ao rio Iguaçu na cidade de Rio Negro, a partir da estação de Serrinha, e, de 1914 para a frente, da estação de Engenheiro Bley. Em 1913, com a construção da linha do São Francisco, ligando Porto União a Mafra e ao porto de São Francisco, em Santa Catarina, o ramal cruzou o rio para se unir à estação de Mafra, no lado catarinense. No final dos anos 60, a linha foi remodelada em quase toda a sua extensão, passando a ligar Engenheiro Bley a Mafra pelo oeste da linha original. Com isso praticamente todas as estações foram desativadas e seus trilhos retirados. Hoje essa variante nova faz parte do Tronco Principal Sul.
Informações Gerais
EF-
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Paraná
Tempo de Operação:
1895 - 1964
Operadora:
EFP - 1895 - 1942
RVPSC - 1949 - 1957
RFFSA - 1957 - 1964
Interconexão Ferroviária:
Curitiba - Ponta Grossa
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
88,915 km (55,249 mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)