A linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão.
Informações Gerais
EF-
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Paraná
Tempo de Operação:
1915 - 1996
Operadora:
EF SP-RG - 1915 - 1942
RVPSC - 1949 - 1957
RFFSA - 1957 - 1996
Interconexão Ferroviária:
Linha Itararé - Uruguai
Ourinhos - Cianorte
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
- km (- mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)