O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin, na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio, também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba. Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até 1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
Informações Gerais
EF-
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Paraná
Tempo de Operação:
1949 - Presente
Operadora:
RVPSC - 1949 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2015
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Itararé - Uruguai
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
220,920 km (137,273 mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)