O ramal de Antonina foi aberto pela E. F. Paraná em 1892, como uma espécie de compensação ao porto por não ter sido ele o ponto de partida da linha para Curitiba. A linha, com apenas 16 km e apenas uma estação, nunca teve grande movimento, e os trens de passageiros eram sempre mistos. A linha fechou em 1976, tendo sido reativada em 1980, fechada novamente, para reabrir e fechar novamente em 1986, sempre para carga. Em 2003, foi reaberta ao transporte de cargas pela ALL, existindo o projeto de um trem turístico de Morretes a Antonina tocado pela ABPF.
Informações Gerais
EF-
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Paraná
Tempo de Operação:
1892 - 2003
Operadora:
EFP - 1892 - 1942
RVPSC - 1942 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2003
Interconexão Ferroviária:
Portos Atendidos:
Porto de Antonina
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
16,100 km (10,004 mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)