A E. F. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná. Comprada pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná, teve seu nome alterado para E. F. São Paulo-Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da Rumo, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
Informações Gerais
EF-369
Lei nº 5.917, de 10 Set. 1973
Área de Operação:
Paraná
Tempo de Operação:
1924 - Presente
Operadora:
EFNP - 1924 - 1924
CF SP-P - 1924 - 1944
RVPSC - 1944 - 1957
RFFSA - 1957 - 1997
FSA - 1997 - 1999
ALL - 1999 - 2015
RUMO Log. - 2015 - Presente
Interconexão Ferroviária:
Linha Tronco (EFS)
Ramal do Paranapanema
Apucarana-Uvaranas
Especificações da Ferrovia
EXTENSÃO:
430,000 km (267,190 mi)
BITOLA:
1000 mm (métrica)